Processo de cobrança: 3 lições para evitar saia justa em sua empresa.

Não perca seu cliente por conta de um processo ruim de cobrança

Não perca seu cliente por conta de processo de cobrança ruim

Elimine dilemas do processo de cobrança da sua empresa e saiba como cobrar sem perder o cliente

Ligar para um cliente que está com o pagamento em atraso pode ser bem desconfortável. Dependendo da abordagem e da forma como a cobrança for feita, a imagem da sua empresa pode ser prejudicada e até o pagamento ficará em jogo.

Quando recuperar o dinheiro se torna um problema por conta do relacionamento com o cliente, fique alerta: é sinal de que o processo de cobrança da empresa precisa ser mais eficiente.

Se você já passou por dilemas assim, leia abaixo as dicas do Blog da debitto para que seu time não tenha mais que passar por nenhuma saia justa com os clientes. Daqui para frente siga as 3 lições para tornar o processo de cobrança da sua empresa mais eficiente e inteligente.

#1. Padronize o atendimento

Para lidar com esta situação de desconforto para cobrar os clientes com pagamentos atrasados, é preciso criar uma estratégia de cobrança. Isso significa que sua empresa deve pensar de maneira profissional e lógica!

Em primeiro lugar, não trate cada inadimplente de forma única porque a tendência é levar o caso para o lado pessoal e comprometer o relacionamento. Isso resulta também em erros nos processos e análises precipitadas.

Para estabelecer uma estratégia de cobrança e melhorar seu processo como um todo, defina uma linha de raciocínio aplicável a maior parte dos inadimplentes. Você não precisa padronizar seu cliente, mas sim seu atendimento!

Leve em consideração, por exemplo, o histórico de pagamento do consumidor e os canais de contato a serem utilizados durante a negociação. Defina regras, fluxos de atendimento, horários e canais de cobrança.

person holding black and grey pen

Não desperdice recursos no processo de cobrança

#2. Combata os desperdícios

  • Por conta da uma grande proximidade com seu cliente, você acaba fazendo uma venda maior do que realmente ele pode pagar?
  • Costuma abrir exceções e conceder mais prazo para o pagamento?
  • Na sua empresa, é o dono quem pega o telefone e liga para o devedor? Ou é uma pessoa (ou equipe) específica que “tira um tempo” para fazer esse contato?

Se qualquer uma das opções acima acontece em seu negócio, saiba que você está cometendo erros e tendo ainda mais prejuízos: o que pode comprometer o seu recebimento futuro e afetar seus resultados.

Isso porque, ao invés de olhar com atenção para sua lista de contas a receber, sua operação está desperdiçando tempo e dinheiro. É preciso foco e qualificação para melhorar o processo de cobrança, garantindo retorno efetivo nas negociações.

Em outras palavras, busque por:

  • Ter uma equipe própria e capacitada para gerenciar a cobrança de contas atrasadas;
  • Cuidar para que a cobrança seja coerente e ampla, garantindo a boa imagem do seu time como um todo.
person typing on laptop

Automatize seus processos

#3. Automatize as ações em seu processo de cobrança

Você leva em consideração a diferença entre gasto e investimento? E na hora de recuperar o dinheiro de suas vendas?

Então analise estas situações:

  • Deixar seu time de vendas como responsável pelas cobranças fará com que sua empresa venda menos no fim do mês;
  • Utilizar uma planilha qualquer para acompanhar todas as negociações pode fazer com que você esqueça prazos e acordos fechados com o cliente;
  • Entrar em contato só pelo telefone deixará sua companhia na contramão do que os clientes têm usado no dia a dia como SMS, e-mail, Whatsapp.

Para todos esses pontos, sua gestão deve buscar opções que otimizem os gastos e, mais do que isso, aumentem as chances de retorno em cada negociação.

Quer saber mais sobre como otimizar seu processo de cobrança? Fique de olho no Blog da debitto e saiba como recuperar o dinheiro de sua empresa na prática!

Acesse agora https://www.debitto.com.br

Tecnologia a favor do seu negócio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: